14 suplementos para tomar para hipertensão

Mais de 30% da população mundial tem pressão alta, que é considerada o principal fator de risco modificável para doenças cardíacas e morte precoce (1Fonte confiável)

Ainda assim, inúmeras estratégias podem ajudá-lo a reduzir a pressão arterial, como seguir uma dieta saudável, parar de fumar, reduzir o consumo de álcool, fazer exercícios e perder o excesso de gordura corporal (2Fonte confiável)

Além do mais, alguns suplementos demonstraram ajudar a reduzir a pressão alta.

Aqui estão 14 suplementos que podem ajudar a reduzir sua pressão arterial.

Suplementos
Maahoo Studio / Stocksy United

1. Magnésio

O magnésio é um mineral crítico para muitas funções corporais, incluindo a regulação da pressão arterial (3Fonte confiável)

Estudos mostram que os suplementos de magnésio podem ajudar a reduzir a pressão arterial, aumentando a produção de óxido nítrico – uma molécula sinalizadora que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos (4Fonte confiável)

Uma revisão de 11 estudos randomizados descobriu que o magnésio , tomado em 365-450 mg por dia durante uma média de 3,6 meses, reduziu significativamente a pressão arterial em pessoas com condições médicas crônicas (5Fonte confiável)

Outra revisão de 10 estudos em mais de 200.000 pessoas sugeriu que uma maior ingestão de magnésio na dieta pode proteger contra a pressão alta em primeiro lugar. Cada aumento diário de 100 mg de magnésio na dieta foi associado a uma redução de 5% no risco de hipertensão (6Fonte confiável)

2. Vitamina D

A pesquisa mostra que as pessoas com pressão alta tendem a ter níveis mais baixos de vitamina D do que aqueles sem essa condição (7Fonte confiável8Fonte confiável)

Estudos também demonstram que níveis mais elevados de vitamina D no sangue podem ajudar a proteger contra a hipertensão.

Uma revisão de dados em mais de 300.000 pessoas descobriu que aqueles com os níveis mais elevados de vitamina D tinham um risco reduzido de até 30% de hipertensão, em comparação com aqueles com os níveis mais baixos (9Fonte confiável10Fonte confiável)

Portanto, as pessoas com pressão alta devem verificar seus níveis de vitamina D e suplementar adequadamente.

Suplementos 101: vitamina D

Suplementos 101: vitamina Dhttps://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.436.0_en.html#goog_1580184735Volume 0%00:0003:19 

3. Vitaminas B

Várias vitaminas B podem ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial.

Por exemplo, suplementos de vitamina B2 (riboflavina) demonstraram ajudar a reduzir a pressão arterial em adultos com mutações no gene da metilenotetra-hidrofolato redutase (MTHFR), que tornam a pressão arterial elevada mais provável (11Fonte confiável12Fonte confiável13Fonte confiável)

Os suplementos de ácido fólico e folato – vitamina B9 – também podem reduzir a pressão arterial em pessoas com doenças cardíacas. Além disso, a maior ingestão de folato na idade adulta jovem pode proteger contra esta condição mais tarde na vida (14Fonte confiável15Fonte confiável)

Embora os estudos em animais sugiram que os suplementos de vitamina B6 também reduzem a pressão arterial elevada, faltam pesquisas em humanos (16Fonte confiável)

4. Potássio 

O potássio pode ser o suplemento nutricional mais conhecido para a regulação da pressão arterial. Estudos sugerem que aumentar sua ingestão por meio de alimentos ou suplementos ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial elevada (17Fonte confiável18Fonte confiável19Fonte confiável20Fonte confiável)

O potássio atua promovendo a excreção de sódio pela urina e ajudando o relaxamento dos vasos sanguíneos.

Em uma revisão de 23 estudos, os suplementos de potássio levaram a uma queda modesta, mas significativa na pressão arterial, em comparação com um placebo (18Fonte confiável)

Outras avaliações observam que esses suplementos são seguros e eficazes, embora pareçam mais eficazes em pessoas com pressão alta que seguem dietas com alto teor de sódio (19Fonte confiável21Fonte confiável)

5. CoQ10

A coenzima Q10 – comumente chamada de CoQ10 – é uma molécula semelhante a uma vitamina produzida pelo corpo e encontrada em certos alimentos (22Fonte confiável)

Quando tomado como suplemento, pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Uma revisão de 17 estudos descobriu que os suplementos CoQ10 reduziram significativamente a pressão arterial sistólica, que é o número mais alto em uma leitura (23Fonte confiável)

No entanto, os resultados de outros estudos são mistos. Assim, mais pesquisas são necessárias (24Fonte confiável)

6. L-arginina 

A L-arginina é um aminoácido que pode reduzir os níveis de pressão arterial quando tomado como suplemento.

Uma revisão geral de 7 meta-análises em 4.676 pessoas demonstrou que os suplementos de L-arginina reduziram significativamente a pressão arterial total em pessoas com níveis elevados, bem como a pressão arterial diastólica em mulheres grávidas com níveis elevados (25Fonte confiável)

Além disso, a revisão descobriu que os suplementos de L-arginina melhoraram significativamente a função dos vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo (25Fonte confiável)

7. Vitamina C

A vitamina C é um nutriente solúvel em água de que seu corpo necessita para muitos processos importantes. Embora os resultados do estudo sejam mistos, pesquisas recentes sugerem que os suplementos de vitamina C podem ajudar a reduzir a pressão arterial.

Em uma revisão de 8 estudos em pessoas com pressão alta, tomar 300-1.000 mg de vitamina C por dia reduziu significativamente seus níveis (26Fonte confiável)

A pesquisa também sugere que pessoas com níveis baixos desta vitamina no sangue têm um risco maior de hipertensão do que aqueles com níveis ideais de vitamina C (27Fonte confiável)

8. Beterraba  

Beets
Leslie Grow / Offset Images

Os atletas costumam tomar suplementos de beterraba para melhorar o desempenho nos exercícios, porque esta raiz vegetal melhora o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio aos músculos (28Fonte confiável)

Curiosamente, os suplementos de beterraba demonstraram reduzir a pressão arterial em pessoas com e sem pressão arterial elevada (28Fonte confiável29Fonte confiável)

Por exemplo, uma revisão de 11 estudos revelou que o suco de beterraba baixou os níveis de pressão arterial em pessoas com e sem essa condição (30Fonte confiável)

9. Alho

O alho está associado a uma variedade de benefícios, incluindo redução da pressão arterial e risco de doenças cardíacas (31Fonte confiável)

Adicionar um suplemento de alho à sua rotina pode ajudar a reduzir a pressão arterial naturalmente. Na verdade, em uma revisão de 12 estudos, os suplementos de alho reduziram a pressão arterial sistólica e diastólica em uma média de 8,3 mmHg e 5,5 mmHg, respectivamente (32Fonte confiável)

Os pesquisadores estimaram que essa redução pode ajudar a diminuir o risco de derrame, ataque cardíaco e doença arterial coronariana em até 40% ( 32 ).

10. Óleo de peixe 

O óleo de peixe pode melhorar a saúde do coração, reduzindo os níveis de lipídios no sangue, a inflamação e a pressão alta. Estudos mostram que aqueles com pressão alta podem se beneficiar de suplementos de óleo de peixe em altas doses (33Fonte confiável)

Em uma revisão, tomar as gorduras ômega-3 EPA e DHA, incluindo suplementos de óleo de peixe, levou a reduções significativas de 4,51 e 3,05 mmHg na pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente, em pessoas com pressão alta que não estavam tomando medicamentos (34Fonte confiável)

Além do mais, pesquisas observam que níveis mais elevados de ômega-3 no sangue podem proteger contra a pressão alta (35Fonte confiável)

11. Probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas naturalmente encontradas no intestino. Os suplementos contendo essas bactérias estão associados a vários benefícios à saúde, incluindo a redução da pressão arterial.

Em uma revisão de nove estudos, os suplementos probióticos reduziram significativamente os níveis de pressão arterial, em comparação com os grupos de controle (36Fonte confiável)

No entanto, os pesquisadores observaram que o tratamento foi mais eficaz quando várias cepas de probióticos foram tomadas, os suplementos foram tomados por 8 semanas ou mais e a dose diária foi superior a 10 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC) (36Fonte confiável)

Notavelmente, outra revisão descobriu que os suplementos probióticos reduziram significativamente a pressão arterial em pessoas com níveis elevados, em comparação com os grupos de controle (37Fonte confiável)

12. Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido pelo seu corpo que você também pode tomar como suplemento. Embora esses suplementos sejam usados ​​popularmente para promover o sono , eles também estão associados a outros benefícios à saúde.

Por exemplo, estudos mostram que os suplementos de melatonina podem reduzir a pressão arterial em pessoas com níveis elevados.

Uma revisão de 5 estudos ligou os suplementos de melatonina a reduções significativas nos níveis de pressão arterial, em comparação com os grupos de controle (38Fonte confiável)

Outro estudo sugeriu que a baixa produção de melatonina pode ser um fator de risco para pressão alta em mulheres (39Fonte confiável)

13. Chá verde

O chá verde está associado a uma variedade de benefícios impressionantes para a saúde , incluindo níveis saudáveis ​​de pressão arterial (40Fonte confiável)

Uma revisão de 24 estudos mostrou que tomar suplementos de chá verde ou beber chá verde por 3-16 semanas reduziu significativamente a pressão arterial em pessoas com e sem níveis elevados (41Fonte confiável)

Embora esses resultados sejam promissores, estudos maiores e de longo prazo são necessários.

14. Gengibre

Ginger root
Joanna Wojewoda / Offset Images

A pesquisa sugere que os suplementos de gengibre em altas doses podem ajudar a reduzir a pressão arterial elevada.

Uma revisão de 6 estudos descobriu que, quando tomados em doses de 3 gramas ou mais por dia durante 8 semanas ou menos, os suplementos de gengibre reduziram significativamente a pressão arterial em pessoas com 50 anos ou menos (42Fonte confiável)

Em um estudo de 12 semanas em 37 pessoas com síndrome metabólica – um grupo de condições que aumentam o risco de doenças cardíacas – tomar 2 gramas de gengibre em pó por dia reduziu significativamente os níveis de pressão arterial, triglicerídeos e açúcar no sangue em jejum, em comparação com um placebo (43Fonte confiável)

Precauções

Embora vários suplementos possam reduzir os níveis de pressão arterial, isso não significa que todos os suplementos sejam seguros.

É importante saber que muitos suplementos podem interagir com medicamentos comuns, incluindo medicamentos para pressão arterial (44Fonte confiável45Fonte confiável)

Além do mais, enquanto tomar pouco suplemento pode ser ineficaz para reduzir a pressão arterial, tomar muito pode resultar em efeitos colaterais graves.

Portanto, você deve sempre consultar seu médico antes de adicionar qualquer suplemento à sua rotina. Seu médico pode ajudá-lo a determinar uma dose segura e eficaz com base em suas necessidades.

Além disso, é importante escolher uma marca de alta qualidade. Quando possível, compre suplementos que foram submetidos a testes de pureza de terceiros por organizações como a Farmacopeia dos Estados Unidos (USP) ou NSF International.

Guias de compras de suplementos úteis

Confira estes dois artigos para ajudar a tornar a compra de suplementos uma brisa:

Healthline

Se você tiver dúvidas sobre como escolher um suplemento de alta qualidade, peça orientação a um profissional de saúde qualificado, como um nutricionista registrado .

RESUMO

Antes de tomar qualquer suplemento, converse com seu médico para garantir que ele seja seguro e eficaz para o uso a que se destina.

O resultado final

A pesquisa mostra que alguns suplementos podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Estes incluem magnésio, potássio, vitamina D, CoQ10, alho e óleo de peixe.

Embora adicionar um ou mais desses suplementos possa ser vantajoso, você deve primeiro falar com seu médico para garantir que o suplemento é necessário, seguro e eficaz.

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