Ioga do Riso: O que é e como funciona?

A ioga do riso é um movimento popular e um exercício de respiração que visa cultivar a alegria, trazer à tona a sua criança interior e ajudá-lo a se livrar dos estressores da vida diária.

Considerando que o riso é contagioso, não é nenhuma surpresa que a ioga do riso cresceu de um pequeno grupo em Mumbai, Índia, para mais de 5.000 clubes em todo o mundo. Embora os defensores afirmem que alivia o estresse e reduz o risco de doenças crônicas, você pode se perguntar se realmente funciona.

Este artigo mostra tudo o que você precisa saber sobre a ioga do riso.

Ioga da risada
Bob e Julia Campbell / Stocksy United

O que é isso

A ioga do riso, também conhecida como ioga do riso, envolve uma série de exercícios de movimento e respiração para promover o riso deliberado.

É usado como remédio para doenças físicas, psicológicas e espirituais, pois os defensores acreditam que o riso intencional (simulado) pode fornecer benefícios iguais aos do riso espontâneo (por exemplo, rir de uma piada).

Embora a terapia do riso tenha sido usada por décadas, a ioga do riso foi descoberta pelo Dr. Madan Kataria, um médico de família em Mumbai, Índia, em 1995.

A Dra. Kataria afirma que a ioga do riso ajudará a levantar seu humor, reduzir o estresse, fortalecer seu sistema imunológico , aumentar os níveis de energia, melhorar sua qualidade de vida e ajudá-lo a controlar melhor as dificuldades.

Ele acredita que aprender a rir na hora certa pode ajudá-lo a lidar com situações estressantes, promovendo otimismo e positividade. Como você nem sempre pode contar com influências externas para fazer você rir, aprender a rir sozinho pode ser uma ferramenta valiosa.

Junto com isso, acredita-se que a ioga do riso ajuda a controlar melhor o estresse por meio da respiração controlada. Isso permite uma maior absorção de oxigênio, que ativa o sistema nervoso parassimpático, o sistema de relaxamento natural do seu corpo (1Fonte confiável)

À medida que os adultos ficam ocupados com a vida, as atividades que promovem o riso podem ser deixadas de lado. Como resultado, a ioga do riso foi projetada para ensinar as pessoas a rir na hora, em vez de depender de pessoas ou coisas para lhes trazer alegria (2Fonte confiável)

Laughing yoga está disponível em mais de 110 países e está se tornando cada vez mais popular online. Além disso, os treinadores do riso estão levando workshops de ioga do riso diretamente para pessoas em lugares como campi universitários, locais de trabalho e residências para idosos.

RESUMO

A ioga do riso envolve vários movimentos e exercícios respiratórios para promover o riso intencional. É usado como remédio para doenças físicas, psicológicas e espirituais.

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Como fazer isso

A ioga do riso é geralmente praticada em grupo, como um clube ou workshop, e liderada por um instrutor treinado de ioga do riso que orienta os participantes em vários exercícios para promover o prazer e o riso.

A maioria das sessões começa com técnicas simples de respiração, batendo palmas e cantando para ajudar as pessoas a relaxar. Por exemplo, você pode começar a aula batendo palmas ritmicamente 1-2, 1-2-3 enquanto entoa “ho-ho, ha-ha-ha.”

Embora possa parecer bobo no início, a intenção deste exercício é remover qualquer julgamento interno que você possa ter e deixar seu ego na porta.

A sessão também pode incluir exercícios de improvisação, citando afirmações positivas , alongamento suave, trabalho de respiração de ioga e meditação. Coletivamente, essas práticas têm o objetivo de ajudá-lo a rir, se soltar e se levar menos a sério.

RESUMO

Uma típica aula de ioga do riso incluirá exercícios respiratórios, cânticos, improvisação e aspectos da ioga para ajudá-lo a relaxar e rir.

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Funciona?

Você provavelmente já percebeu que rir pode trazer benefícios imediatos, como melhora do humor . No entanto, mais atenção está sendo dada aos benefícios a longo prazo do riso regular e diário.

Primeiro, rir libera endorfinas e hormônios “felizes” como a dopamina e a serotonina.

Além disso, ele suprime os hormônios do estresse como o cortisol. Esses efeitos estão ligados a um melhor humor, redução da dor, redução da pressão arterial, um sistema imunológico mais forte e menores níveis de estresse e taxas de depressão (3Fonte confiável4Fonte confiável5Fonte confiável6Fonte confiável)

Além do mais, rir com outras pessoas pode aumentar a conexão e os vínculos sociais, bem como fortalecer os relacionamentos. Também está ligado a sentimentos de segurança e proteção, permitindo que a pessoa se sinta mais relaxada (7Fonte confiável8Fonte confiável)

Muitos pesquisadores acreditam que o corpo não consegue distinguir entre risos falsos (simulados) ou reais (espontâneos), o que significa que você pode se beneficiar simplesmente se forçando a rir (2Fonte confiável)

Uma revisão de 2019 descobriu que o riso simulado reduziu as taxas de depressão e melhorou o humor. Os autores afirmaram que os exercícios de riso requerem pouca cognição e não dependem do humor subjetivo, o que significa que a maioria das pessoas pode participar facilmente (9Fonte confiável)

Outros estudos demonstraram que a ioga do riso pode ajudar a reduzir temporariamente os níveis de cortisol e o estresse, melhorar o humor e os níveis de energia e induzir uma atitude mais positiva. Na verdade, pode ser tão eficaz quanto o exercício aeróbio na redução do estresse auto-relatado (10Fonte confiável11Fonte confiável12Fonte confiável13Fonte confiável14Fonte confiável)

No entanto, alguns especialistas argumentam que o pequeno tamanho das amostras, a subjetividade e a falta de congruência entre os estudos tornam difícil saber o quão benéfico é a ioga do riso para a saúde física e mental. Portanto, mais pesquisas em larga escala são necessárias (15Fonte confiável)

Além disso, embora a ioga do riso possa ajudar a melhorar a saúde física e mental, ela não deve substituir os tratamentos atuais dados a você pelo seu médico. Em vez disso, ele pode ser usado em conjunto.

No entanto, praticar ioga do riso não apresenta virtualmente nenhuma desvantagem e pode ser praticado por pessoas de todas as esferas da vida.

RESUMO

Rir ioga pode ajudar a reduzir o estresse, promover uma maior sensação de bem-estar, diminuir a pressão arterial e ajudá-lo a se conectar com outras pessoas.

O resultado final

A ioga do riso está crescendo em popularidade como uma forma divertida de rir e se levar menos a sério.

Uma aula típica envolve vários movimentos, improvisação e técnicas de respiração para tirar sua mente dos estressores diários da vida e estar mais presente. Coletivamente, essas práticas podem ajudar a diminuir seus níveis de estresse por meio do riso deliberado e real.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para elucidar seus benefícios, quase não há desvantagens, e a maioria das pessoas pode participar facilmente.

Em suma, rir ioga é uma ótima maneira de se soltar, se divertir e aprender a alegria de rir novamente.