Vitaminas para crianças: elas precisam delas (e quais)?

Conforme as crianças crescem, é importante que recebam vitaminas e minerais suficientes para garantir uma saúde ótima.

A maioria das crianças obtém quantidades adequadas de nutrientes de uma dieta balanceada, mas, em certas circunstâncias, as crianças podem precisar de suplementos de vitaminas ou minerais.

Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre vitaminas para crianças e se seu filho pode precisar delas.

Necessidades de nutrientes para crianças

As necessidades nutricionais das crianças dependem da idade, sexo, tamanho, crescimento e nível de atividade.

De acordo com especialistas em saúde, crianças com idades entre 2 e 8 anos consomem de 1.000 a 1.400 calorias por dia. As idades de 9 a 13 anos precisam de 1.400 a 2.600 calorias por dia – dependendo de certos fatores, como nível de atividade ( 1 ,2Fonte confiável)

Além de comer calorias suficientes, a dieta de uma criança deve atender aos seguintes Dietary Reference Intakes (DRIs) ( 3 ):

NutrienteDRI por 1-3 anosDRI por 4-8 anos
Cálcio700 mg1.000 mg
Ferro7 mg10 mg
Vitamina A300 mcg400 mcg
Vitamina b120,9 mcg1,2 mcg
Vitamina C15 mg25 mg
Vitamina D600 IU (15 mcg)600 IU (15 mcg)

Embora os nutrientes acima sejam alguns dos mais comumente discutidos, eles não são os únicos de que as crianças precisam.

As crianças precisam de alguma quantidade de todas as vitaminas e minerais para um crescimento e saúde adequados, mas as quantidades exatas variam com a idade. Crianças mais velhas e adolescentes precisam de quantidades diferentes de nutrientes do que as crianças mais novas para manter uma saúde ideal.

As crianças têm necessidades nutricionais diferentes das dos adultos?

As crianças precisam dos mesmos nutrientes que os adultos – mas geralmente requerem quantidades menores.

Conforme as crianças crescem, é vital para elas obterem quantidades adequadas de nutrientes que ajudam a construir ossos fortes , como cálcio e vitamina D (4Fonte confiável)

Além disso, ferro, zinco, iodo, colina e vitaminas A, B6 (folato), B12 e D são cruciais para o desenvolvimento do cérebro no início da vida (5Fonte confiável6Fonte confiável)

Portanto, embora as crianças possam precisar de quantidades menores de vitaminas e minerais em comparação com os adultos, elas ainda precisam obter o suficiente desses nutrientes para um crescimento e desenvolvimento adequados.

RESUMO

As crianças geralmente precisam de menores quantidades de vitaminas e minerais do que os adultos. Os nutrientes que ajudam a construir os ossos e a promover o desenvolvimento do cérebro são especialmente importantes na infância.

As crianças precisam de suplementos vitamínicos?

Em geral, as crianças que comem uma dieta saudável e balanceada não precisam de suplementos vitamínicos.

No entanto, bebês têm necessidades nutricionais diferentes das crianças e podem precisar de certos suplementos, como vitamina D para bebês amamentados (7Fonte confiável)

Tanto a Academia Americana de Pediatria quanto as Diretrizes Alimentares para Americanos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos não recomendam suplementos além do recomendado para crianças saudáveis ​​com mais de 1 ano que comem uma dieta balanceada.

Essas organizações sugerem que as crianças comam uma variedade de frutas, vegetais, grãos, laticínios e proteínas para obter nutrição adequada ( 8 ,9Fonte confiável)

Esses alimentos contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças (10Fonte confiável)

No geral, as crianças que seguem uma dieta balanceada que inclui todos os grupos de alimentos geralmente não precisam de suplementos vitamínicos ou minerais. Ainda assim, a próxima seção cobre algumas exceções.

RESUMO

As crianças devem comer uma variedade de alimentos para obter os nutrientes de que precisam. As vitaminas geralmente são desnecessárias para crianças saudáveis ​​que fazem dietas balanceadas.

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Algumas crianças podem precisar de nutrientes suplementares

Embora a maioria das crianças que comem uma dieta saudável não precise de vitaminas, circunstâncias específicas podem justificar a suplementação.

Certos suplementos vitamínicos e minerais podem ser necessários para crianças em risco de deficiências, como aquelas que (11Fonte confiável12Fonte confiável13Fonte confiável14Fonte confiável):

  • seguir uma dieta vegetariana ou vegana
  • ter uma condição que afeta a absorção ou aumenta a necessidade de nutrientes, como doença celíaca, câncer, fibrose cística ou doença inflamatória intestinal (DII)
  • fizeram uma cirurgia que afeta os intestinos ou estômago
  • são extremamente exigentes e lutam para comer uma variedade de alimentos

Em particular, as crianças que comem dietas à base de plantas podem correr o risco de deficiências de cálcio, ferro, zinco e vitaminas B12 e D – especialmente se comerem poucos ou nenhum produto animal (11Fonte confiável)

As dietas veganas podem ser particularmente perigosas para as crianças se certos nutrientes como a vitamina B12 – que é encontrada naturalmente nos alimentos de origem animal – não forem substituídos por suplementos ou alimentos fortificados.

Deixar de repor esses nutrientes na dieta das crianças pode levar a consequências graves, como crescimento anormal e atrasos no desenvolvimento (15Fonte confiável)

No entanto, é possível para crianças em dietas à base de plantas obter nutrição adequada apenas com a dieta, se seus pais incorporarem alimentos vegetais suficientes que contenham naturalmente ou sejam fortificados com certas vitaminas e minerais (11Fonte confiável)

Crianças com doenças celíacas ou inflamatórias intestinais podem ter dificuldade em absorver várias vitaminas e minerais, especialmente ferro, zinco e vitamina D. Isso ocorre porque essas doenças causam danos às áreas do intestino que absorvem micronutrientes (13Fonte confiável16Fonte confiável17Fonte confiável)

Por outro lado, crianças com fibrose cística têm problemas para absorver gordura e, portanto, podem não absorver adequadamente as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K (12Fonte confiável)

Além disso, crianças com câncer e outras doenças que causam maiores necessidades de nutrientes podem precisar de certos suplementos para prevenir a desnutrição relacionada a doenças (18Fonte confiável)

Finalmente, alguns estudos ligaram a alimentação exigente na infância à baixa ingestão de micronutrientes (14Fonte confiável19Fonte confiável)

Um estudo com 937 crianças com idades entre 3 e 7 anos descobriu que a alimentação exigente estava fortemente associada à baixa ingestão de ferro e zinco. Ainda assim, os resultados indicaram que os níveis sanguíneos desses minerais não eram significativamente diferentes em comedores exigentes em comparação com os não exigentes (14Fonte confiável)

No entanto, é possível que a alimentação seletiva prolongada possa levar a deficiências de micronutrientes ao longo do tempo e justificar suplementos nutricionais como resultado.

RESUMO

Suplementos vitamínicos e minerais geralmente são necessários para crianças que seguem dietas veganas ou vegetarianas, têm uma condição que afeta a absorção de nutrientes ou são muito exigentes.

Escolha de uma vitamina e dosagem

Se seu filho segue uma dieta restritiva, não consegue absorver os nutrientes adequadamente ou é exigente, ele pode se beneficiar ao tomar vitaminas.

Sempre discuta os suplementos com um profissional de saúde antes de dá-los ao seu filho.

Ao escolher um suplemento, procure marcas de qualidade que foram testadas por terceiros, como NSF International, United States Pharmacopeia (USP), ConsumerLab.com , Informed-Choice ou Banned Substances Control Group (BSCG).

Sem falar que escolha vitaminas feitas especificamente para crianças e certifique-se de que não contenham megadoses que excedam as necessidades diárias de nutrientes das crianças.

Cuidados com vitaminas e minerais para crianças

Os suplementos vitamínicos ou minerais podem ser tóxicos para as crianças quando tomados em quantidades excessivas. Isso é especialmente verdadeiro com as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K que são armazenadas na gordura corporal ( 20 ).

Um estudo de caso relatou toxicidade da vitamina D em uma criança que tomou muito suplemento (21Fonte confiável)

Observe que as vitaminas pastosas , em particular, também podem ser fáceis de comer em excesso. Um estudo citou três casos de toxicidade da vitamina A em crianças devido ao consumo excessivo de vitaminas semelhantes a doces (22Fonte confiável23Fonte confiável)

É melhor manter as vitaminas fora do alcance das crianças e discutir a ingestão adequada de vitaminas com as crianças mais velhas para evitar o consumo excessivo de suplementos.

Se você suspeitar que seu filho tomou muito suplemento de vitaminas ou minerais, entre em contato com um médico imediatamente.