Você pode ficar viciado em chá? O que saber

O chá é uma das bebidas mais populares em todo o mundo. Ele vem em uma variedade de variedades, todas originárias da planta Camellia sinensis (1Fonte confiável)

Muitos dos compostos do chá estão consistentemente associados a vários benefícios para a saúde, fazendo com que a maioria das pessoas considere esta bebida uma adição saudável à sua dieta (1Fonte confiável)

No entanto, alguns argumentam que alguns dos compostos do chá podem ter propriedades viciantes e que beber muito pode fazer mais mal do que bem.

Este artigo explora se você pode ficar viciado em chá e, em caso afirmativo, o que pode fazer a respeito.

xícaras de chá em infusão
Harald Walker / Stocksy United

Contém cafeína, que pode ser viciante

Diferentes tipos de chá contêm quantidades variáveis ​​de cafeína , a substância psicoativa mais consumida em todo o mundo. É um estimulante natural e o composto mais frequentemente culpado pelas propriedades potencialmente viciantes do chá (2Fonte confiável)

A cafeína é frequentemente rotulada como viciante porque tem uma estrutura química semelhante à da adenosina – um composto encontrado naturalmente em seu corpo que relaxa o sistema nervoso central (3Fonte confiável4Fonte confiável)

Por causa dessa estrutura química, a cafeína pode se encaixar nos receptores de adenosina localizados em seu cérebro e evitar que a adenosina se ligue a eles. A falta de adenosina resultante impede que suas células cerebrais sinalizem que você está cansado (3Fonte confiável4Fonte confiável)

Isso também pode fazer com que seu corpo libere grandes quantidades de outros estimulantes naturais, como a dopamina, que suprimem ainda mais a sensação de cansaço e ajudam você a ficar alerta (4Fonte confiável)

Especula-se que beber regularmente bebidas contendo cafeína, incluindo chá, pode fazer com que suas células cerebrais produzam mais receptores de adenosina para compensar aqueles bloqueados pela cafeína (4Fonte confiável)

Com o tempo, isso pode significar que você precisa de quantidades cada vez maiores de chá para sentir os mesmos efeitos da cafeína. Também pode causar sintomas de abstinência se parar abruptamente a bebida (4Fonte confiável)

Em última análise, essas mudanças na química do cérebro são a razão pela qual os alimentos e bebidas que contêm cafeína são considerados potencialmente viciantes.

É um verdadeiro vício?

Os vícios vêm em muitas formas e formas, mas tendem a compartilhar vários sintomas clínicos. Os mais usados ​​por profissionais de saúde para reconhecer um vício incluem (5Fonte confiável):

  • uso contínuo apesar de experimentar danos
  • um desejo persistente ou esforços malsucedidos para controlar ou reduzir o uso
  • experimentando sintomas de abstinência ao reduzir ou interromper o uso

A pesquisa sugere que algumas pessoas que consomem cafeína regularmente podem desenvolver sintomas semelhantes aos da dependência, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece oficialmente a dependência de cafeína como uma síndrome (4Fonte confiável)

Por outro lado, a American Psychiatric Association (APA) não classifica o vício em cafeína como um transtorno de abuso de substâncias (4Fonte confiável)

Atualmente não está claro quantas pessoas desenvolvem sintomas semelhantes aos do vício como resultado de beber chá. Também há informações limitadas sobre se os bebedores de chá têm dificuldade em reduzir a ingestão.

Portanto, mais pesquisas são necessárias antes que conclusões possam ser feitas sobre as propriedades viciantes do chá.

RESUMO

O chá contém cafeína, um composto que pode causar alterações físicas no cérebro que coincidem com os sintomas de dependência. No entanto, são necessárias mais pesquisas antes que o vício do chá possa se tornar universalmente reconhecido como um verdadeiro vício.

Quanto custa para ficar viciado? 

Ainda não está claro quanto chá você precisa beber por dia antes de correr o risco de se tornar dependente dele.

No entanto, você pode sentir sintomas de abstinência por reduzir a ingestão de cafeína, mesmo se consumir apenas 100 mg por dia (5Fonte confiável)

O teor de cafeína do chá depende da variedade. Aqui está a quantidade de cafeína normalmente encontrada em 1 xícara (240 mL) de variedades de chá populares (6Fonte confiável7Fonte confiável8Fonte confiável9Fonte confiável10Fonte confiável):

  • Chá preto: 35-44 mg
  • Chá verde: 33-71 mg
  • Chá Oolong: 37-38mg
  • Chá branco: 33-48 mg
  • Chá Matcha: 38-89 mg
  • Erva-mate: 45-67 mg
  • Chá descafeinado: até 12 mg
  • Chás de ervas: 0 mg

Com base nesses números, beber tão pouco quanto 2-3 xícaras de certos tipos de chá por dia pode ser suficiente para causar sintomas de dependência física, embora mais pesquisas sejam necessárias antes que conclusões sólidas possam ser feitas (5Fonte confiável)

RESUMO

Beber apenas 2-3 xícaras de chá por dia pode ser o suficiente para causar uma dependência física do chá. No entanto, mais pesquisas são necessárias antes que conclusões sólidas possam ser feitas.

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Sinais e sintomas de dependência

Pode ser difícil dizer se você desenvolveu uma dependência física do chá.

Um sinal pode ser que você acha difícil reduzir a ingestão, apesar de experimentar efeitos colaterais desagradáveis, como dores de cabeça ou nervosismo ao beber a bebida (3Fonte confiável)

Outra maneira de saber se você se tornou um viciado é verificar se você tem algum sintoma de abstinência se parar repentinamente de beber chá . Isso pode incluir (2Fonte confiável):

  • dores de cabeça
  • Falta de concentração
  • sonolência
  • fadiga
  • irritabilidade
  • ansiedade
  • humor deprimido

Esses sintomas podem aparecer 12–24 horas após cortar o chá da dieta e durar até 9 dias. A gravidade dos sintomas geralmente atinge o pico nos primeiros 9 dias e diminui gradualmente depois disso (2Fonte confiável)

RESUMO

Os sinais e sintomas de dependência física do chá podem incluir dificuldade em reduzir a ingestão, apesar de apresentar sintomas desagradáveis ​​por beber a bebida, ou sintomas de abstinência se você parar repentinamente de beber chá.

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Beber muito chá pode ser prejudicial?

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), bem como a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), incentivam as pessoas a consumir no máximo 400 mg de cafeína por dia . Isso equivale a 4,5-12 xícaras (1,1-2,9 litros) de chá por dia, dependendo da variedade (11Fonte confiável)

As grávidas devem limitar a ingestão diária de cafeína a não mais do que 200 mg (2Fonte confiável3Fonte confiável)

A ingestão de chá abaixo dessas diretrizes é considerada segura para a maioria das pessoas. Dito isso, alguns indivíduos podem ser particularmente sensíveis à cafeína, fazendo com que experimentem efeitos colaterais desagradáveis ​​de ingestão mais baixa (3Fonte confiável)

Esses efeitos colaterais podem incluir nervosismo, insônia, aumento da micção, irritabilidade, contrações musculares, palpitações cardíacas, enxaquecas e, potencialmente, um risco aumentado de ataques cardíacos (2Fonte confiável3Fonte confiável)

Indivíduos com ansiedade severa, convulsões ou doença cardíaca, renal ou hepática também são incentivados a limitar a ingestão de chá para evitar o agravamento dos sintomas (2Fonte confiável)

RESUMO

Beber até 12 xícaras (2,9 litros) de chá por dia parece ser seguro para a maioria das pessoas. No entanto, indivíduos com certas condições médicas ou que são sensíveis à cafeína podem se beneficiar de beber menos chá do que isso.

Como parar de cafeína 

As dicas a seguir podem ajudá-lo a reduzir ou interromper a ingestão de bebidas com cafeína, como chá, sem experimentar muitos efeitos colaterais desagradáveis.

  • Pare gradualmente. Reduzir a ingestão de 0,5-1 xícara por dia, em vez de peru frio, pode reduzir a probabilidade de sentir sintomas de abstinência desagradáveis ​​(2Fonte confiável5Fonte confiável)
  • Durma o suficiente. Isso pode reduzir a probabilidade de sentir fadiga, falta de foco ou memória fraca, apesar de não consumir mais a mesma quantidade de cafeína (12Fonte confiável)
  • Beba bastante líquido. Substitua as bebidas com cafeína pela mesma quantidade de bebidas sem cafeína para se manter bem hidratado . Isso pode reduzir o risco de dores de cabeça, fadiga ou tontura após cortar o chá (13Fonte confiável)

Alternativas sem cafeína

Essas bebidas sem cafeína são boas alternativas se você quiser diminuir gradualmente a ingestão de bebidas com cafeína:

  • infusões de gengibre, cúrcuma ou folha de hortelã fresca
  • água morna com uma pitada de limão espremido na hora
  • um leite com leite dourado
  • suco de maçã quente
  • suco quente de beterraba ou cenoura
  • leite de amêndoa quente com um pouco de canela ou noz-moscada
  • caldo quente com baixo teor de sódio
  • chá de ervas ou sem cafeína

RESUMO

Se você deseja reduzir a ingestão de bebidas com cafeína, como o chá, faça-o gradualmente e certifique-se de dormir o suficiente enquanto continua a beber quantidades suficientes de líquidos sem cafeína.

O resultado final

Alguns tipos de chá contêm cafeína, um composto psicoativo que muitas pessoas consideram viciante.

Especula-se que beber chá regularmente pode estar relacionado a sintomas de dependência em algumas pessoas, mas os especialistas ainda estão debatendo se o vício em chá pode ser considerado um verdadeiro vício.

Se a sua ingestão atual de chá não está causando problemas, provavelmente não há motivo para se preocupar com isso. No entanto, se quiser diminuir, certifique-se de fazê-lo gradualmente enquanto continua a consumir líquidos sem cafeína em quantidade suficiente e dorme o suficiente.

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